Atividades do CLDS

sexta-feira, 26 de julho de 2013

Formação em Informática - Ação 4: Final

|26/07/2013|
Finalizou ontem a quarta edição da Formação para Obtenção do Diploma de Competências Básicas em Tecnologias da Informação (DCBTI). A iniciativa foi frequentada por 7 formandos, que assistiram às 6 sessões lecionadas, num total de 12 horas.
Tratou-se de mais uma atividade do CLDS Manteigas: Dar e Receber inserida no Eixo IV - Informação e Acessibilidades, Ação 12 - Espaço Info-Exclusão.
Agradece-se a adesão e presença dos participantes e realça-se o espírito de dedicação por todos demonstrado.
No final, foi dada a possibilidade para a realização do teste tendo em vista a obtenção do DCBTI, tendo-se registado um nível de aprovação total.
Agradecemos, uma vez mais, a importante colaboração da Associação Manteigas Solidária e do Centro Paroquial de Assistência de São Pedro.
Relembra-se que as inscrições para futuras iniciativas de formação nesta área estão abertas permanentemente e são gratuitas.
Para obter mais informações e inscrições, contacte-nos.

Férias de Verão 2013 - Dia 24

|26/07/2013|
No dia 24, penúltimo da iniciativa “Férias de Verão 2013”, as crianças participaram nas seguintes atividades:
Manhã - O grupo dos mais velhos (8 e 9 anos) frequentou a segunda sessão do Atelier de Informática, enquanto que os restantes tiveram numa sessão sobre Educação Financeira com a nossa gestora. Foi-lhes transmitida informação sobre poupança, vários meios de pagamento, sobre pagamento e troco e sobre comparação de preços.
No Atelier de Informática, as crianças reviram os conceitos abordados na primeira sessão, nomeadamente, o processamento de texto (Microsoft Word 2010), e concluíram a digitação do texto iniciada anteriormente. Em seguida, realizaram uma ilustração em formato digital, inspirada no texto, utilizando um programa específico de desenho (Tux Paint).
Tarde - Neste período, os participantes tiveram um convívio intergeracional com idosos, utentes do Lar da Santa Casa da Misericórdia de Manteigas. Desenvolveu-se uma atividade lúdica e interativa com jogos tradicionais como o loto e o dominó, de forma a explorar o encontro destas distintas gerações. Esta deslocação das crianças possibilitou um momento único e de enorme alegria para todos os presentes e participantes, mostrando o quanto são salutares estas ações entre as diferentes mas próximas gerações da organização.

Férias de Verão 2013 - Dia 23

|26/07/2013|
A manhã do dia 23 de Julho proporcionou aos participantes das “Férias de Verão 2013” acesso à segunda sessão do Atelier de Informática (grupo dos mais novos) enquanto que os restantes participavam numa sessão sobre Educação Financeira com a nossa gestora. Nessa iniciativa, foi-lhes transmitida informação sobre poupança, vários meios de pagamento, sobre pagamento e troco e sobre comparação de preços. 
No Atelier de Informática, as crianças aprofundaram os conceitos lecionados na primeira sessão, nomeadamente, o processamento de texto (Microsoft Word 2010) e concluíram a digitação do texto (conto), iniciado anteriormente. Em seguida, realizaram uma ilustração em formato digital, inspirada no conto, utilizando um programa específico de desenho (Tux Paint).
Durante a tarde, fomos recordar e fazer recordar. Fomos visitar o Museu do Brinquedo em Seia, com o objetivo de transformar a visita numa aula de história divertida.
Em funcionamento desde Fevereiro de 2002. O seu espólio pretende ilustrar a importância dos brinquedos para o crescimento da criança e para a compreensão da noção de infância nos diferentes países, apresenta uma coletânea de cerca de 4500 brinquedos de Portugal e do mundo, do passado ao presente e assim, serve como comparação para os mais jovens do antes e do depois e principalmente do abundante depois. Visitamos ainda, uma sala de aula do tempo do Dr. António de Oliveira de Salazar e foi-lhes explicado as várias diferenças da sala de aulas da altura para a atual sala de aulas que eles tão bem conhecem.
Este nasceu, não com a pretensão de reunir a melhor coleção de brinquedos, mas sim com o objetivo de popularizar o seu conhecimento entre o grande público e muito especialmente entre as jovens gerações, relembrando a todos aqueles que o visitam, que os brinquedos, além de serem fonte de alegria são, também, um elemento valioso para o pleno desenvolvimento da criança. Efetivamente, foi isso que a equipa do CLDS constatou, o encanto e alegria que todos eles brincaram com os brinquedos mais artesanais e básicos possíveis.

quinta-feira, 25 de julho de 2013

Noites de Astronomia

|25/07/2013|
O CLDS “Manteigas: DAR E RECEBER” em parceria com o Município de Manteigas, vai realizar a atividade “Noites de astronomia”, dias 30 e 31 de julho de 2013, para jovens, com idades compreendidas entre os 18 e 30 anos.
Esta atividade conta com um programa atrativo.
Haverá um limite máximo de 15 inscrições, por isso, inscreve-te já !!!

Férias de Verão 2013 - Dia 22

|25/07/2013|
Começou mais uma semana da iniciativa "Férias de Verão 2013", com mais atividades lúdicas e educativas.
A manhã foi passada na piscina municipal com a realização de dinâmicas de grupo, atividades aquáticas e natação livre.
Durante a tarde, as crianças visitaram o quartel dos Bombeiros Voluntários de Manteigas, com o intuito de “conhecer as instalações e a atividade deste corpo dos bombeiros”. Para esta iniciativa contámos com a colaboração do novo comandante, Daniel Saraiva e demais pessoal do corpo ativo. Nesta iniciativa foram dinamizadas “várias atividades”.
Posteriormente, as nossas crianças visitaram o quartel da GNR, tendo esta iniciativa como objetivo principal criar laços de aproximação e potenciar uma melhor interação, contextualizada numa vertente pedagógica, entre esta força de segurança e a população. Realçar que esta atividade teve a colaboração dos guardas Paiva e Varandas da Secção de Programas Especiais da Guarda Nacional Republicana, bem como do sargento Cardoso, comandante do Posto Territorial de Manteigas, pela disponibilidade e atenção demonstradas.

quarta-feira, 24 de julho de 2013

1.º Banco de Livros de Manteigas

|24/07/2013|
Para o CLDS “Manteigas: DAR E RECEBER” e para o Agrupamento de Escolas de Manteigas não tem de ser assim. Juntos colocam ao seu dispor o 1.º Banco de Livros de Manteigas, a funcionar na Escola Básica n.º 2 de Manteigas.
A nossa máxima é bastante simples:  reutilizar os manuais escolares. Para colaborar, basta entregar os manuais escolares que já não necessita e trocar pelos manuais que o novo ano letivo exige.
Entrar em contacto connosco é fácil, podendo fazê-lo através do 275980078 (CLDS) ou através do 275980040 (Agrupamento de Escolas).
Da nossa parte, estamos inteiramente disponíveis para ajudar a tornar a educação do seu filho mais acessível.

terça-feira, 23 de julho de 2013

Sessão de Esclarecimento: Nova Lei do Álcool

|23/07/2013|
Prestar um melhor esclarecimento aos comerciantes acerca da Nova Lei do Álcool, estabelecida pelo Decreto-Lei n.º 50/2013 de 16 de abril, era sem dúvida o objetivo do CLDS: Dar e Receber de Manteigas e da Guarda Nacional Republicana. É com alguma frustração que, e pela primeira vez, não conseguimos atingir o objetivo a que nos propusemos. A total ausência de interessados, assim nos obriga. Tranquiliza o CLDS saber que decerto todos estarão esclarecidos acerca da nova lei e que o ritmo de vida, por vezes, alucinante, os impediu de comparecer na sessão.
Ultrapassamos este percalço, propondo-nos a dinamizar novas formações na expetativa que nos ajudem a fazer jus à máxima do nosso programa “Dar e Receber”.
Deixamos os nossos agradecimentos aos guardas Varandas e Paiva da Secção de Programas Especiais da Guarda Nacional Republicana, bem como ao comandante sargento Cardoso do Posto Territorial de Manteigas, pela disponibilidade e atenção demonstradas.

Contacte o CLDS

Contacte o CLDS
Por favor, preencha os seguintes campos.
Será contactado com a maior
brevidade possível.