Atividades do CLDS

sábado, 29 de dezembro de 2012

Férias de Natal 2012


A Santa Casa da Misericórdia de Manteigas, entidade que coordena e executa o CLDS “Manteigas: DAR E RECEBER” organizou e realizou, entre os dias 17 e 21 de Dezembro, a iniciativa “Férias de Natal 2012”.
Esta atividade teve como objetivo proporcionar umas férias diferentes, promovendo momentos de diferentes sensibilidades e dinâmicas aos destinatários. Diretamente vocacionada para um número máximo de 20 crianças entre os 6 aos 9 anos. As crianças inscritas, tiveram acesso, entre outros:
- Ateliers de expressão plástica, com a realização de diversos trabalhos relacionados com o tema Natal, entre os quais destacamos: postais com quadras; cartazes; diversos desenhos; trabalhos de reutilização de revistas com a elaboração de árvores de Natal e sua decoração;
- Momentos dedicados à leitura e de apoio ao estudo, por forma a não serem descuradas as obrigações escolares; 
- Espaços musicais, nos quais foram ensaiadas pequenas canções natalícias, que posteriormente foram apresentadas no Lar da Santa Casa da Misericórdia, no Infantário Favo de Mel e no Jardim de Infância de Manteigas;
- Ateliers de Informática, onde foram lecionados temas relacionados com esta área, adaptados à faixa etária dos participantes, entre eles, uma breve introdução ao mundo dos computadores, seus constituintes e a forma correta de utilização do rato e do teclado. Para complementar os conhecimentos teóricos apreendidos nas sessões, foram realizados jogos vários, de cariz didático/educativo. Foi ainda feita uma ligeira abordagem à Internet, nomeadamente, as suas potencialidades e os seus diversos usos. 
A iniciativa “Férias de Natal 2012” foi complementada com uma viagem a Óbidos - Vila Natal. 
Não podemos nem devemos negligenciar o extraordinário contributo dos diversos parceiros que tornaram esta iniciativa possível, nomeadamente, Câmara Municipal de Manteigas, Agrupamento de Escolas de Manteigas, Centro Paroquial de Assistência de São Pedro, Agrupamento 232 do CNE - São Pedro, AFACIDASE, Associação Manteigas Solidária e ACTIVA - secção musical, na pessoa do David Graça.

sexta-feira, 28 de dezembro de 2012

Visita ao Lagar


A Santa Casa da Misericórdia de Manteigas, entidade coordenadora e executora do CLDS “Manteigas: DAR E RECEBER” organizou e realizou conjuntamente com o Externato Nossa Senhora de Fátima uma visita ao Lagar pertença da Casa Agrícola Francisco Esteves, no passado dia 29 de Novembro.
Esta iniciativa surgiu do sentido prático de partilha de conhecimento e vontade de trabalhar em parceria, emanada da exposição “Usos e Costumes do Passado”. Evitando sobreposição de atividades, congregando esforços, estas duas instituições, conjuntamente com a Casa Agrícola Francisco Esteves, proporcionam aos 20 alunos do Curso Técnico de Turismo a ser ministrado no Externato Nossa Senhora de Fátima, uma tarde diferente.
Nesta visita ficaram evidenciados vários pontos que consideramos importantes realçar e que se enquadram no âmbito do nosso projeto:
- A aquisição de novos conhecimentos.
- O exemplo de uma vertente empreendedora e dinâmica empresarial, como é a Casa Agrícola Francisco Esteves.
- A integração social dos jovens, principalmente oriundos de São Tomé.
Por último, mas não menos importante, resta-nos agradecer a forma simpática como a Casa Agrícola Francisco Esteves, na pessoa da Dr.ª Patrícia Madeira nos acolheu e potenciou esta atividade.

quarta-feira, 26 de dezembro de 2012

Férias de Natal 2012 - Dia 4

A iniciativa "Férias de Natal 2012" seguiu como planeado, tendo o dia 4 sido dedicado a uma viagem/passeio a Ódibos. Chegados à Vila Natal, os participantes tiveram possibilidade de visitar os seguintes espaços:
- Oppidum Planetário;
- Covil dos Musaranhos (Escorregas);
- Virtuarium (Casa de Espelhos);
- Paço do Natal (Casa do Pai Natal);
- Fábrica de Luz;
- Nanotorium (Espetáculo de Marionetas);
- Monstruário (Exposição de Monstros Marinhos);



Contacte o CLDS

Contacte o CLDS
Por favor, preencha os seguintes campos.
Será contactado com a maior
brevidade possível.