Atividades do CLDS

sexta-feira, 12 de outubro de 2012

Ações "Educação Financeira"


Aprender, sobre os aspetos básicos do uso e do controle do dinheiro pode ser um dos assuntos determinantes para o futuro das crianças. Jovens que, desenvolvem consciência financeira, pensam no futuro, planeiam, tornam-se mais responsáveis, olham para o longo prazo das suas vidas.

Se desejarmos, incentivar valores financeiros positivos para as crianças e jovens, precisamos orientá-los sobre a importância de poupar dinheiro. É importante praticar os 3 Gs (Ganhar, Gastar e Guardar).

Por exemplo, todos os pais sabem que, mesmo antes que a criança adquira destreza motora suficiente para escovar os dentes sozinha, os dentistas recomendam que se dê uma escova e pasta de dentes à criança para que vá treinando o hábito da higiene oral adequada, com o dinheiro passa-se exatamente a mesma coisa.

E é isso que, os alunos da Escola Básica 2.º e 3.º Ciclos de Manteigas, com a Equipa do CLDS “Dar e Receber” a partir de dia 17 de Outubro vão começar a praticar: limites estabelecidos pelo dinheiro; o limite do poder de compra deles; a orçamentar o essencial e o supérfluo e que não se deve gastar o que ainda não se ganhou, ou seja, terão que executar sempre um planeamento.

quinta-feira, 11 de outubro de 2012

Ação Microcrédito

No dia 8 de Outubro de 2012, foi realizada uma Sessão de Apoio à promoção do Microcrédito, nas instalações da Associação da Manteigas Solidária. Esta atividade decorreu no âmbito do Eixo 1 – Emprego, Formação e Qualificação, do Projeto Dar e Receber - CLDS.

O microcrédito, trata-se de um instrumento que essencialmente, facilita o acesso ao crédito de pessoas sem emprego ou em risco de exclusão social através do financiamento de pequeno montante destinado a apoiar a concretização de pequenos projetos de investimento viáveis.

Este Evento teve como objetivo principal a informação da existência de uma ferramenta financeira disponível de modo a que, com o conhecimento adquirido, na formação que frequentam e com base no microcrédito e o apoio de ambas as partes envolvidas disponham de meios para se tornarem empreendedores e criarem o seu próprio posto de trabalho.

Contou com a presença de: SOPROFOR, Manteigas Solidária e ANDC (Associação Nacional de Direito ao Crédito) representada pelo Dr. Pedro Silva, bem como 12 simpáticos e participativos formandos e a formadora a Dr.ª Fábia Lopes.


1.º Banco de Livros de Manteigas


Na sequência do movimento que tem surgido por todo o país, CLDS e Escola Básica n.º 2 de Manteigas criam o 1.º Banco de Livros Escolares, tendo por finalidade fazer uma rasteira à crise e tornar o início do ano letivo uma fase menos penosa para as famílias.
Assim, o objetivo passa por reutilizar os livros, ao invés de os deitar fora.
Para colaborar, basta entregar os manuais escolares que já não necessita e trocar pelos manuais que o novo ano letivo exige.
O nosso banco está sediado na Escola Básica n.º 2 de Manteigas, onde manuais escolares do 1.º ao 12.º ano podem ser entregues.

terça-feira, 9 de outubro de 2012

Sessão "Prevenção do Cancro da mama"

Outubro é o mês internacional de Prevenção do Cancro da Mama e esta iniciativa tem como objetivo alertar e apoiar uma causa que afeta milhões de pessoas em todo o mundo.
Sessão "Prevenção do Cancro da mama"
Junta de Freguesia de Santa Maria
30 Outubro de 2012 | 18:00
Porque o cancro da mama é dos tipos de cancro mais comuns entre as mulheres e afeta 1% dos homens, junte-se a nós nesta conversa.

Contacte o CLDS

Contacte o CLDS
Por favor, preencha os seguintes campos.
Será contactado com a maior
brevidade possível.