Atividades do CLDS

sexta-feira, 22 de fevereiro de 2013

Sessões "Violência no Namoro"

Decorreram nos passados dias 14 e 20 de fevereiro uma série de sessões de informação alusivas à temática “Violência no Namoro”. Uma parceria entre o CLDS Manteigas: Dar e Receber, a Associação de Municípios da Cova da Beira (na presença da Dra. Susana Santos) e do Gabinete de Ação Social da Câmara Municipal de Manteigas, que teve como principais objetivos compreender a problemática social da violência no namoro, analisando as suas causas a partir de uma perspetiva de género promovendo assim a prevenção; desenvolver competências de identificação de relações violentas e o conhecimento para a prestação de apoio; e conhecer os serviços e recursos existentes para apoiar a vítima e compreender a necessidade da sua divulgação. 
As sessões contaram, numa primeira fase, com a presença dos alunos dos 10.º ao 12.º anos, bem como os alunos dos cursos profissionais de Saúde e Turismo do Externato Nossa Senhora de Fátima e, numa segunda fase, com os alunos do 2.º ano do curso de Pastelaria/Panificação da Escola de Hotelaria de Manteigas. 
A satisfação dos alunos no final das sessões, parece permitir-nos afirmar que os objetivos foram claramente alcançados.

Oferta Formativa

A pedido da Associação Manteigas Solidária, somos a divulgar o Plano de Formação para o ano de 2013. Para informações e inscrições, dirija-se às suas instalações ou contacte o CLDS “Manteigas: DAR E RECEBER”.

Yoga do Riso

O CLDS “Manteigas: DAR E RECEBER”, em parceria com a Câmara Municipal de Manteigas, organizou no passado dia 20 de fevereiro, no Pavilhão do Centro Cívico de Manteigas, uma tarde divertida, denominada de “Yoga do Riso”, proporcionada aos utentes do Cartão do Idoso e da Santa Casa da Misericórdia de Manteigas.
Nesta atividade ficou demonstrado, embora parcialmente, que o Yoga do Riso, é uma forma aparentemente simples, mas muito poderosa, e potencialmente geradora de mudanças de estilos de vida. O tónico central do Yoga do Riso reside na ideia de que é um exercício que qualquer um o pode fazer, em qualquer hora e lugar. Tem como premissa, que o corpo pode e sabe rir, independentemente do que a mente tem a dizer. O Yoga do Riso é uma abordagem corpo-mente e não mente-corpo. A distinção é muito importante. Aqui não precisamos de ter sentido de humor, de piadas, ou mesmo ser feliz, Yoga do Riso convida-o a fingir até que se torne real.
Benefícios do Yoga do Riso
São muitos os Benefícios do Yoga do Riso. É uma ferramenta poderosa para neutralizar os efeitos nocivos do stress e, através de uma sessão, o praticante sente-se relaxado, em paz, revigorado. Sente um bem-estar profundo. Trabalha intensamente o indivíduo bem como o grupo em que este está incluído- nos 4 níveis de existência: físico/mental/emocional e espiritual.
Alguns dos muitos efeitos:
· Melhora a circulação, ficamos rosados e com um aspeto mais jovem;
· Reforça o sistema imunitário (guardião da saúde) acima de 40%;
· Melhora o sistema respiratório e cardiovascular;
· Emagrece e rejuvenesce;
. Aumenta a autoestima;
· Liberta-nos da ansiedade e do tédio.

quinta-feira, 21 de fevereiro de 2013

Sessões "Navegar de Forma Segura na Internet"

O CLDS “Dar e Receber” de Manteigas, reconhecendo a crescente utilização da Internet e a sua importância no nosso quotidiano, vai, em parceria com a Escola EB de Manteigas n.º 2, levar a efeito um conjunto de atividades que pretende incentivar o uso seguro das novas tecnologias e sensibilizar para os riscos de contacto incauto com conteúdos digitais perigosos.
A iniciativa, que consiste num total de 7 pequenas sessões (denominadas de “Navegar de Forma Segura na Internet” e tendo como destinatários os alunos do 7.º ao 9.º anos), terá lugar no final do mês de fevereiro e início de março, nas instalações da escola. Nas sessões/aulas serão abordados os seguintes assuntos: 
- Manutenção do computador: Atualizações de segurança; Anti-vírus, Anti-malware e Anti-spyware; Cópias de Segurança; 
- Navegador: Ligações/Páginas confiáveis; Cookies; Palavras-passe; Conteúdos seguros, suspeitos e ofensivos; 
- Correio eletrónico: Login e Logout em segurança; Spam; Spoofing; Hoaxes; Conteúdos seguros, suspeitos e ofensivos; Exemplos de situações perigosas; 
- Uso geral da Internet: Conselhos para utilização prudente e segura; Postura digital correta. 
As sessões “Navegar de Forma Segura na Internet” estão inseridas no plano do Eixo 4 - Medida 12. Espaço Info-Inclusão.

quarta-feira, 20 de fevereiro de 2013

Colaboração no âmbito do Eco-Escolas

Desde o seu início o CLDS “Manteigas: DAR E RECEBER” tem procurado seguir uma política de parecerias ativas e dinamizadoras de interesses comuns ao nosso concelho.
Dando expressão a essa vontade o CLDS “Manteigas: DAR E RECEBER” constitui-se em Setembro de 2012 parceiro do programa Eco-escolas dinamizado pelo Externato Nossa Senhora de Fátima.
Emergido da necessidade de se esbaterem alguns constrangimentos detetados na caixilharia das janelas do edifício onde está implementado o Externato, o CLDS colaborou na confeção e no enchimento dos tradicionais chouriços de pano, num total de 18, por forma a tornar o referido edifício mais eficiente energeticamente. Importa referir que os mesmos foram feitos na atividade de Trabalhos Manuais de Sameiro e Vale de Amoreira, dinamizado pelo Espaço Intervir.



terça-feira, 19 de fevereiro de 2013

Sessões "Violência no Namoro"

Namorar, atualmente, é um conceito tão banalizado, que por vezes, corremos o risco de ser considerado demasiado fácil entrar na vida e na intimidade de outra pessoa, deixar a nossa marca e sair. Para muitos de nós, namorar pode ser algo tão simples, que não pensamos no impacto de determinadas ações na vida da outra pessoa. A forma como podemos alterar a vida da outra pessoa e deixar marcas, muitas vezes, irreversíveis.
Vivemos o hoje, exigindo e criticando, como se ao namorar assinássemos um "registo de propriedade" que faz de nós donos/as e senhores/as da nossa cara-metade.
Porque é urgente mostrar aos adolescentes que gostar de alguém não é fazer sofrer, a equipa CLDS “Dar e Receber” de Manteigas, em colaboração com o Gabinete de AçãoSocial da Câmara Municipal de Manteigas e a Associação de Municípios da Cova da Beira, organizará mais duas sessões de informação subordinadas ao tema “Violência no Namoro”, que irão decorrer, no dia 20 de Fevereiro (Escola Profissional de Hotelaria de Manteigas) e no dia 13 de Março (Escola Básica n.º 2 de Manteigas).
Estas sessões de informação pretendem constituir um espaço de reflexão e debate em torno do fenómeno da violência no namoro. Têm como objetivos compreender a problemática social da violência no namoro, analisando as suas causas a partir de uma perspetiva de género promovendo assim a prevenção; desenvolver competências de identificação de relações violentas e o conhecimento para a prestação de apoio; e conhecer os serviços e recursos existentes para apoiar a vítima e compreender a necessidade da sua divulgação.
Namorar pode ser fácil, mas o resultado nunca devia ser difícil.
Diga Não à Violência no Namoro.

Divulgação: SIALM - Sistema de Incentivos de Apoio Local a Microempresas


Objetivo
Criado com o objetivo de apoiar exclusivamente as microempresas já existentes, situadas em territórios de baixa densidade com problemas de interioridade, enquanto territórios com menores oportunidades de desenvolvimento, o SIALM atua de forma integrada, apoiando a realização de investimento e a criação líquida de postos de trabalho.
Incentivos
Subsídio não reembolsável de 50% das despesas de investimento que foram consideradas elegíveis para a realização do projeto (não contempla despesa com a contratação de novos trabalhadores).
Subsídio até dois postos de trabalho, num montante fixo por posto de trabalho que corresponde ao valor do Indexante de Apoios Sociais (IAS) € 419,221 multiplicado por:
12, no caso de trabalhadores sem ensino secundário completo;
1,25 x 12, para trabalhadores com ensino secundário completo ou ensino pós-secundário completo;
1,65 x 12, para trabalhadores com licenciatura ou mestrado.
No caso de os postos de trabalho serem preenchidos por jovens, entre os 18 e os 30 anos, desempregados ou à procura do primeiro emprego (inscritos no centro de emprego há pelo menos 4 meses), os financiamentos terão uma majoração de 50%.
Para mais informações, consulte a página.
Para esclarecimentos adicionais, contacte o CLDS “Manteigas: DAR E RECEBER”.

Contacte o CLDS

Contacte o CLDS
Por favor, preencha os seguintes campos.
Será contactado com a maior
brevidade possível.