Atividades do CLDS

sexta-feira, 1 de fevereiro de 2013

Orientação Vocacional


As exigências da vida atual levam a que não se possa perder tempo com escolhas menos apropriadas, pois cada escolha que não nos leve pelo rumo do sucesso é tempo perdido. Pensando nessa necessidade de ajudar o aluno na escolha certa (quando tem que escolher no 10º ano ou na Universidade) criamos um serviço de encaminhamento vocacional e de carreira, a que se dá o nome de orientação vocacional, de forma a orientar os nossos adolescentes, tendo em conta os seus Interesses, Capacidades e Características de Personalidade. Da conjugação destas 3 vertentes obtemos um nível ótimo de informação para efetuar o melhor aconselhamento vocacional.
A orientação vocacional está, presentemente, a ser realizada em sessões de grupo com os alunos do 9º ano na escola EB 23 de Manteigas. Não obstante, poderá também ser solicitada, de forma individual, pelos encarregados de educação (ou pelo próprio aluno).
As sessões de orientação individuais são dinamizadas pelo Gabinete de Apoio Psicológico do CLDS “Manteigas: DAR E RECEBER”, sendo TOTALMENTE GRATUITAS.

quinta-feira, 31 de janeiro de 2013

Sessão "Violência no Namoro"


Namorar, atualmente, é um conceito tão banalizado, que por vezes, corremos o risco de ser considerado demasiado fácil entrar na vida e na intimidade de outra pessoa, deixar a nossa marca e sair. Para muitos de nós, namorar pode ser algo tão simples, que não pensamos no impacto de determinadas ações na vida da outra pessoa. A forma como podemos alterar a vida da outra pessoa e deixar marcas, muitas vezes, irreversíveis.
Vivemos o hoje, exigindo e criticando, como se ao namorar assinássemos um "registo de propriedade" que faz de nós donos/as e senhores/as da nossa cara-metade.
Porque é urgente mostrar aos adolescentes que gostar de alguém não é fazer sofrer, a equipa CLDS “Dar e Receber” de Manteigas, em colaboração com o Gabinete de AçãoSocial da Câmara Municipal de Manteigas e a Associação de Municípios da Cova da Beira, organizará uma série de sessões de informação subordinadas ao tema “Violência no Namoro”, que irão decorrer, numa primeira fase, no dia 14 de Fevereiro no Externato Nossa Senhora de Fátima.
Estas sessões de informação pretendem constituir um espaço de reflexão e debate em torno do fenómeno da violência no namoro. Têm como objetivos compreender a problemática social da violência no namoro, analisando as suas causas a partir de uma perspetiva de género promovendo assim a prevenção; desenvolver competências de identificação de relações violentas e o conhecimento para a prestação de apoio; e conhecer os serviços e recursos existentes para apoiar a vítima e compreender a necessidade da sua divulgação.
Namorar pode ser fácil, mas o resultado nunca devia ser difícil.
Diga Não à Violência no Namoro.

quarta-feira, 30 de janeiro de 2013

Censos Sénior 2013

A GNR e o CLDS “Manteigas: DAR E RECEBER” vão realizar no dia 7 de fevereiro uma ação conjunta denominada Censos Sénior 2013.
O projeto “Censos Sénior”, que se realiza desde 2010, é uma resposta ao aumento de insegurança, provocado por vários roubos com violência a residências, nomeadamente de idosos que vivam sozinhos ou isolados.
A operação, de dimensão nacional, tem como objetivos atualizar o registo dos idosos que vivem sozinhos e/ ou isolados e identificar novas situações, informando as entidades competentes das situações de potencial perigo.
Durante a operação, serão também levadas a cabo ações de sensibilização para que a população idosa adote comportamentos de segurança que permitam reduzir o risco de se tornarem vítimas de crimes.
Na edição dos Censos Sénior realizada no ano passado, a GNR sinalizou 23.001 idosos a residirem sozinhos e/ou em locais isolados em todo o território nacional.

terça-feira, 29 de janeiro de 2013

Iniciativa "Gestão Financeira para Pequenas e Médias Empresas"

A iniciativa “Gestão Financeira para Pequenas e Médias Empresas” a dinamizar pelo CLDS “Manteigas: DAR E RECEBER”, já tem datas para a sua realização. Por força da abrangente recetividade dos destinatários, a mesma será realizada em três sessões, a saber:

1ª Sessão - 04 de fevereiro de 2013 das 19:00 às 21:00 - Sessão já esgotada.
2ª Sessão - 06 de fevereiro de 2013 das 19:00 às 21:00Sessão já esgotada.
3ª Sessão - com data a indicar - inscrições ainda abertas (numero mínimo de participantes, 6).


Esta atividade decorrerá nas instalações da Santa Casa da Misericórdia de Manteigas, no espaço destinado ao CLDS e terá como preletora a responsável pelo Eixo 1 deste projeto, Odete Ganilha.

Relembramos todos os interessados que a inscrição é gratuita e obrigatória.
Pode obter informações adicionais sobre o evento aqui.

Contacte o CLDS

Contacte o CLDS
Por favor, preencha os seguintes campos.
Será contactado com a maior
brevidade possível.