Atividades do CLDS

terça-feira, 11 de dezembro de 2012

Sessão "Redes Colaborativas de Produção Local"

Manteigas é um concelho onde os espaços rurais aliados aos recursos naturais têm muita expressão. O CLDS “Manteigas: DAR E RECEBER” ao projetar-se como um programa que visa congregar, dinamizar potencialidades e vontades assume que urge perceber em primeira instância, qual a importância/impacto que os produtos tradicionais têm na atual estrutura sócio económica do nosso concelho. Posteriormente arquitetar/delinear possíveis articulações de entendimento tendo por base a seguinte questão: “se os produtos tradicionais fossem mais potenciados, qual o seu papel na dinamização económica e social do Concelho de Manteigas?”

Para dar resposta a esta questão e outras, estabeleceu o CLDS - “Manteigas: DAR E RECEBER” uma pareceria com a ANIMAR - Associação Portuguesa para o Desenvolvimento Local e assim levaram a efeito a uma sessão, no dia 10 de dezembro, nas instalações da Santa casa da Misericórdia de Manteigas, subordinada ao tema “Redes Colaborativas de Produção Local. Esta sessão teve como preletores a Odete Ganilha, técnica responsável pelo Eixo 1 do CLDS e o José João Rodrigues, em representação da ANIMAR.

Desta sessão ficaram vincadas as seguintes ideias:
- Apesar das produções locais de pequena dimensão aparentarem ser marginais no contexto económico nacional, tornam-se fundamentais quando está em causa a economia regional e local, pois na maior parte das vezes é em territórios pequenos e em pequena escala que se faz a diferença;
- Manteigas é um território onde os produtores/produtos locais e o turismo serão cada vez mais, a grande base da sustentabilidade económica do nosso concelho. Além de que, é inolvidável que, os saber-fazer local e tradicional fazem parte do nosso património e da nossa cultura Manteiguense;
- Os Produtos Tradicionais e Locais aplicam-se a uma infinidade de matérias-primas cujos usos podem também ser múltiplos. Desta forma, as potências de exploração dos recursos de Manteigas são variadas, haja vontade e investigação que esboce novas formas de aproveitamento dos mesmos.

Aproveitamos a ocasião, ainda, para agradecemos a presença e a colaboração de todos os participantes.

Durante o evento foi distribuída a versão final de um trabalho relacionado com este tema, contextualizado à realidade manteiguense, elaborado no âmbito da nossa ação e que teve por base a criação de uma Marca “DoisM”, que a seguir disponibilizamos a todos os interessados.
DoisM

segunda-feira, 10 de dezembro de 2012

Formação em Informática



Formação Diploma de Competências Básicas em TIC (Tecnologias da Informação e Comunicação) 

O Contrato Local de Desenvolvimento Social (CLDS) de Manteigas, dando cumprimento ao seu Plano de Intervenção, Eixo IV - Informação e Acessibilidades, Ação 12 - Espaço Info-Exclusão, vai dar início às suas atividades formativas na área das novas tecnologias. 

Trata-se de ações de formação que têm como objetivo de transmitir conhecimentos considerados essenciais na área das TIC, de modo a favorecer uma mais rápida familiarização com a informática e o incremento acelerado e generalizado do uso da Internet na ótica do exercício da cidadania, de maior coesão social e de combate à info-exclusão.

O CLDS de Manteigas possui o estatuto de entidade credenciada para formação e certificação dessas competências e vai em breve levar a efeito as primeiras iniciativas formativas. Os cursos são gratuitos, têm a duração de 12 horas e são constituídos pelos seguintes módulos: Windows, Word, Internet e Correio Eletrónico. 

Nesta linha de atuação, pretende-se também incentivar a população a obter o Diploma de Competências Básicas em TIC (DCB). 

A obtenção do DCB depende de aprovação num teste exclusivamente prático, com uma duração máxima de 60 minutos e ao qual qualquer pessoa se pode candidatar. O referido exame visa avaliar a capacidade de escrever, imprimir e guardar um texto, pesquisar informação na Internet e usar o correio eletrónico. 

O exame prático para a obtenção do DCB visa avaliar as seguintes competências: 
- escrever, imprimir e guardar um texto; 
- pesquisar informação na Internet; 
- receber e enviar correio eletrónico; 

Qualquer pessoa pode candidatar-se à realização do exame de certificação, desde que tenha conhecimentos para prestar a prova - Certificação isolada

Para inscrição na Formação ou na Certificação isolada é necessário apresentar o Bilhete de Identidade/Cartão de Cidadão, ou no caso de estrangeiros, de passaporte ou outro documento de identificação legalmente válido. O candidato deverá igualmente preencher um formulário de inscrição, próprio para solicitar a realização do exame. 

Os cidadãos que considerem não possuir as competências necessárias à realização direta do teste de certificação, podem, nos moldes apresentados anteriormente, frequentar as ações de formação referidas, destinadas à aquisição desses conhecimentos. 

Ressalva-se que tanto o processo de certificação como o processo de formação são inteiramente gratuitos.

Data prevista de início: 15 de janeiro de 2013;
Data prevista de conclusão: 31 de janeiro de 2013.

Data limite para inscrições: 9 de janeiro de 2013.

Para obter mais informações e inscrições, contacte-nos.

Contacte o CLDS

Contacte o CLDS
Por favor, preencha os seguintes campos.
Será contactado com a maior
brevidade possível.