Atividades do CLDS

sexta-feira, 21 de junho de 2013

Férias de Verão 2013 - 10 a 17 anos

|21/06/2013|
A Câmara Municipal de Manteigas em colaboração com o CLDS “Manteigas: Dar e Receber”, organiza de 1 a 11 de julho, a iniciativa “Férias de Verão 2013”. Trata-se de um conjunto de atividades educativas e lúdicas, direcionadas a crianças com idades compreendidas entre os 10 e os 17 anos, nomeadamente, piscina, ateliers, visitas e caminhadas.
Para informações e inscrições, contacte o Gabinete de Ação Social da Câmara Municipal de Manteigas (Telefone 275980000).
A atividade “Férias de Verão 2013”, tal como todas as organizadas pelo CLDS de Manteigas, são de participação gratuita.

Formação em Informática - Ação 3: Final

|21/06/2013|
Finalizou no dia 5 de junho a terceira edição da Formação para Obtenção do Diploma de Competências Básicas em Tecnologias da Informação
Tratou-se de mais uma atividade do CLDS Manteigas: Dar e Receber, inserida no Eixo IV - Informação e Acessibilidades, Ação 12 - Espaço Info-Exclusão.
Esta iniciativa, denominada de "DCBTI.ST"decorreu na Sala de Formação do CLDS e foi ministrada exclusivamente a alunos que se encontram a frequentar os cursos profissionais de Saúde e de Turismo no Externato de Nossa Senhora de Fátima de Manteigas.
A ação contou com a participação de 17 interessados formandos, divididos por duas turmas. No final, foram realizados os testes para obtenção do Diploma de Competências Básicas, tendo-se registado uma taxa de aprovação de 100%.

Sessão de Esclarecimento sobre o programa “Valorizar - Programa de Incentivos a Microempresas do Interior”

|21/06/2013|
No passado dia 18 de junho de 2013, as instalações do CLDS “Manteigas: Dar e Receber”, foram palco de uma Sessão de esclarecimento sobre o Programa Valorizar, e diversos apoios financeiros em vigor para pequenos empresários e novos empreendedores. Numa iniciativa, que contou com a valiosa participação do Dr. Carlos Ferreira (CENTRO mais) e a Dra. Carmo Ambrósio (ADRUSE).
A sessão teve como fundamental objetivo a apresentação do SIALM - Sistema de Incentivo de Apoio Local a Microempresas, e contou com a participação de cerca 26 pessoas, com destaque para os empresários e diversas entidades/instituições que atuam na área empresarial e do desenvolvimento económico. 
Este apoio financeiro destina-se unicamente a projetos desenvolvidos por microempresas localizadas em áreas territoriais com problemas de interioridade, que envolvam a realização de investimento até 5.000€ e a criação líquida de postos de trabalho.
O financiamento assume forma de não reembolsável em duas vertentes: 
• Apoio ao investimento num montante de 50% das despesas a realizar; 
• Atribuição de um incentivo pela contratação de novos postos de trabalho e cujo valor depende das habilitações das pessoas contratadas, apoiando no máximo duas novas contratações a tempo inteiro e indeterminado.
As candidaturas encontram-se abertas em contínuo. De acordo com as palavras de Dr. Carlos Ferreira, apostou-se na desburocratização e na simplicidade do formulário de candidatura de modo a que seja um processo acessível e de resposta rápida aos beneficiários. 
De salientar que nesta sessão de esclarecimento, foram ainda abordados temas como: o microcrédito, a reabertura da medida 3.1.2, os apoios financeiros existentes para a contratação quer locais como nacionais.

quinta-feira, 20 de junho de 2013

Workshop de Plantas Medicinais e Aromáticas

|20/06/2013|
O CLDS Manteigas “DAR E RECEBER” em colaboração com a Quinta da Maunça, concretizou nos dias 11 e 13 de junho de 2013, um Workshop tendo como temas as “Plantas Medicinais e Aromáticas” e o Empreendedorismo, tendo este último sido da responsabilidade da Professora Ludovina.
A iniciativa teve como ponto fulcral, a visita à Quinta e a todas as suas valências: plantas medicinais e aromáticas, o cantinho das sementes, doces, compotas, licores, hortas comunitárias, entre outras.
Devido ao empenho e simpatia da nossa querida Cláudia, fomos ainda brindados com uma visita à Torre de Menagem da Guarda, que simplesmente nos permitiu terminar a manhã com uma vista deslumbrante.
Obviamente, temos de agradecer ao Professor João Luís pela sua atenção e compreensão com a equipa do CLDS, pois sem ele a nossa visita não teria tido o sucesso que teve, a todo os funcionários do refeitório da Câmara Municipal da Guarda pela simpatia e comida deliciosa que nos proporcionaram (puxando a brasa à nossa sardinha, que está na altura dela, não fossem eles alunos da nossa Escola Profissional de Hotelaria de Manteigas).
Agradecemos também aos 44 participantes na iniciativa, sem mencionar nomes, porque todos foram importantes. A todos, a equipa do CLDS volta a realçar o seguinte: o primeiro passo tem que ser o vosso.
Bem haja.

segunda-feira, 17 de junho de 2013

Exibição do filme/documentário "Quem se importa"

|17/06/2013|


Conforme anunciado, o CLDS Manteigas “DAR E RECEBER” promoveu a exibição do filme/documentário “Quem se Imposta”, em parceria com a Câmara Municipal de Manteigas e com a Fundação EDP, relacionado com o Empreendedorismo Social, no passado dia 8 de junho no Auditório do Centro Cívico de Manteigas, pelas 21:30.

Embora o número de participantes tenha ficado muito aquém do esperado, apesar da ampla e vasta divulgação, estes não deram por mal empregue o tempo despendido na visualização do referido filme/documentário. 

Relembramos que a equipa técnica do CLDS Manteigas “DAR E RECEBER” continuará a ter como prioridade estratégica o tema do empreendedorismo, nas suas mais variadas formas.
Informamos que o CLDS continua aberto à comunidade, pelo que, caso estejam interessados em visualizar este documentário/filme, a equipa técnica disponibilizará o meio audiovisual.

Contacte o CLDS

Contacte o CLDS
Por favor, preencha os seguintes campos.
Será contactado com a maior
brevidade possível.