Atividades do CLDS

sexta-feira, 25 de janeiro de 2013

Sessões de Apoio à promoção do Microcrédito


No dia 25 de Janeiro de 2013 realizaram-se duas Sessões de Apoio à promoção do Microcrédito. A primeira sessão decorreu nas instalações da Associação da Manteigas Solidária e teve como destinatárias pessoas em idade ativa, sem qualquer tipo de vínculo laboral. A segunda sessão decorreu nas Instalações da Escola de Hotelaria de Manteigas e teve como público jovens finalistas do 12º ano. Estas atividades decorreram no âmbito do Eixo 1 - Emprego, Formação e Qualificação, do Projeto CLDS “Manteigas: DAR E RECEBER” em execução na Santa Casa da Misericórdia de Manteigas.
O microcrédito, trata-se de um instrumento que essencialmente, facilita o acesso ao crédito de pessoas sem emprego ou em risco de exclusão social através do financiamento de pequeno montante destinado a apoiar a concretização de pequenos projetos de investimento viáveis.
Estes eventos tiveram como objetivo principal divulgar um mecanismo financeiro de grande utilidade e que se insere verdadeiramente no perfil de empreendedor. Por outro lado demonstrar que este mecanismo complementa o conhecimento adquirido na formação e/ou grau de ensino que frequentam, potenciando os próprios a criarem o seu próprio posto de trabalho/negócio.
Estas duas sessões, onde participaram 35 destinatários, contaram com a pareceria da ANDC (Associação Nacional de Direito ao Crédito) representada pelo Dr. Pedro Silva, da Associação Manteigas Solidária, da SOPROFOR e da Escola Profissional de Hotelaria de Manteigas.

Iniciativa "Gestão Financeira para Pequenas e Médias Empresas"

Os registos financeiros exigem um conhecimento dos princípios fundamentais da contabilidade, o que geralmente não acontece com um grande número de empresários.
Para gerir uma empresa e apresentar bons resultados é importante que se dominem algumas das ferramentas básicas de gestão.
Daí, o CLDS “Manteigas: DAR e RECEBER” achar de extrema importância para os nossos comerciantes locais a aprendizagem teórica e prática dessas mesmas ferramentas financeiras, tendo para o efeito, prevista, para breve, uma ação de informação.
Convidamo-lo, por isso, a começar a prestar atenção à saúde da sua empresa.
A data da iniciativa, de participação gratuita, será anunciada em breve, podendo desde já, inscrever-se.

terça-feira, 22 de janeiro de 2013

Formação em Informática - Primeira semana


Cumpriu-se na passada quinta-feira a primeira semana de Formação em Informática, disponibilizada pelo CLDS “Manteigas: DAR e RECEBER”.
A atividade insere-se no plano do Eixo 4 - Ação 12 - Espaço Info-inclusão e conta com a participação de 18 formandos, divididos em 2 turmas. As sessões, tal como previsto, ocorreram na terça e quinta-feira, nos dois horários disponíveis: 10:00 às 12:00 e 18:00 às 20:00.
Presentemente, está a ser ministrado o Módulo 1 - Introdução à Informática, onde são abordados importantes conceitos, que servirão de base às matérias das restantes sessões.
Relembra-se que continuam abertas (permanentemente) as inscrições para futuras iniciativas de Formação, nomeadamente, uma destinada especialmente a pessoas com idade superior a 65 anos, a qual daremos, em breve, publicidade.

segunda-feira, 21 de janeiro de 2013

Oficinas de Trabalhos Manuais com Idosos

 
As Atividades de Trabalhos Manuais com Idosos decorrem conforme o cronograma previsto. Da iniciativa, destacam-se a realização de cestas de rede trabalhadas em croche e chouriços de pano para as janelas do Externato Nossa Senhora de Fátima.

Contacte o CLDS

Contacte o CLDS
Por favor, preencha os seguintes campos.
Será contactado com a maior
brevidade possível.