Atividades do CLDS

quarta-feira, 17 de abril de 2013

Visita ao "Hospital Faz de Conta"

O CLDS “Manteigas Dar e Receber” levou, na tarde do dia 16 de abril, perto de 70 crianças do Jardim de Infância de Manteigas e Sameiro, do Infantário Favo de Mel e da Escola Básica do 1.º ciclo de Manteigas e Sameiro, ao VI Hospital Faz de Conta. Esta é uma iniciativa realizada pelos estudantes de Medicina da Faculdade de Ciências da Saúde da Universidade da Beira Interior.
Na visita ao Hospital Faz de Conta, as crianças eram os “pais” que levaram os seus “filhos”, os bonecos, ao hospital. Aí, foram recebidas por estudantes de Medicina, que desempenharam o papel de médicos, com a intenção de investigar e tratar a “doença” do bonequinho. Para tal, neste "jogo de faz de conta" as crianças passarão por um circuito que pretende demonstrar diferentes áreas hospitalares, nomeadamente o Consultório Médico, a Sala de Tratamentos, a Imagiologia, o Internamento, o Bloco Operatório e a Farmácia. Associada a esta atividade está uma Área de Desenvolvimento para a Saúde, que pretende levar a que as crianças adquiram comportamentos saudáveis.
Por fim as crianças assistiram a um pequeno teatro e cantaram a música do Hospital Faz de Conta.
O principal objetivo foi ajudar as crianças entre os 3 e os 7 anos de idade a perder os seus medos do ambiente hospitalar, de uma forma amigável e divertida.

Informação: Alteração ao regime jurídico das sociedades desportivas


O CLDS Manteigas: Dar e Receber informa:

PRESIDÊNCIA DO CONSELHO DE MINISTROS
Decreto-Lei n.º 49/2013
de 11 de abril
O Decreto-Lei n.º 10/2013, de 25 de janeiro, que estabelece o regime jurídico das sociedades desportivas a que ficam sujeitos os clubes desportivos que pretendem participar em competições desportivas profissionais entra em vigor no dia 1 de julho de 2013, sendo aplicável às sociedades desportivas que pretendam participar em competições profissionais na época desportiva de 2013/2014.
Mantendo-se a intenção de aplicação do novo regime às sociedades desportivas que pretendam participar em competições profissionais na época desportiva de 2013/2014, opta-se por antecipar a data de entrada em vigor do referido diploma, de modo a que as sociedades desportivas em causa adaptem as respetivas estruturas atempadamente às novas regras introduzidas, não causando, assim, qualquer perturbação à época desportiva de 2013/2014, especialmente tendo em conta os respetivos prazos de inscrição.
Assim:
Nos termos da alínea a) do n.º 1 do artigo 198.º da Constituição, o Governo decreta o seguinte:
Artigo 1.º
Objeto
O presente decreto-lei procede à primeira alteração ao Decreto-Lei n.º 10/2013, de 25 de janeiro, que estabelece o regime jurídico das sociedades desportivas a que ficam sujeitos os clubes desportivos que pretendem participar em competições desportivas profissionais.
Artigo 2.º
Alteração ao Decreto-Lei n.º 10/2013, de 25 de janeiro
O artigo 33.º do Decreto-Lei n.º 10/2013, de 25 de janeiro, passa a ter a seguinte redação:
«Artigo 33.º
[…]
O presente decreto-lei entra em vigor no dia 1 de maio de 2013, sendo aplicável às sociedades desportivas que pretendam participar em competições profissionais, na época desportiva de 2013/2014.»
Artigo 3.º
Entrada em vigor
O presente decreto-lei entra em vigor no dia seguinte ao da sua publicação.
Visto e aprovado em Conselho de Ministros de 13 de março de 2013. — Pedro Passos Coelho — Vítor Louçã Rabaça Gaspar — Paula Maria von Hafe Teixeira da Cruz — Miguel Fernando Cassola de Miranda Relvas — António Joaquim Almeida Henriques.
Promulgado em 4 de abril de 2013.
Publique-se.
O Presidente da República, ANÍBAL CAVACO SILVA.
Referendado em 8 de abril de 2013.
O Primeiro-Ministro, Pedro Passos Coelho.

terça-feira, 16 de abril de 2013

Formação em Informática - Ação 2

Teve início na passada semanasegunda edição da Formação para Obtenção do Diploma de Competências Básicas em Tecnologias da Informação (DCBTI). Esta ação, denominada de "DCBTI Sénior" é direccionada exclusivamente para cidadãos com idade superior a 65 anos, tem uma carga horária total superior ao DCBTI, consistindo num total de 24 horas de formação. Deste modo, pretende-se que haja um ritmo formativo e um nível de exigência adequados à faixa etária em questão.
Trata-se de mais uma atividade do CLDS Manteigas: Dar e Receber inserida no Eixo IV - Informação e Acessibilidades, Ação 12 - Espaço Info-Exclusão.
A presente edição, conta com quinze dedicados formandos, distribuídos pelas duas turmas (e horários) disponíveis e tem como data previsível de término o dia 21 de maio.
Relembra-se que as inscrições para futuras iniciativas de formação nesta área estão abertas permanentemente e são gratuitas.
Para obter mais informações e inscrições, contacte-nos.

segunda-feira, 15 de abril de 2013

Sessão "Ser Artesão"


Atenta às obrigações decorrentes da assinatura do Contrato Local de Desenvolvimento Social, celebrado em vinte e dois de junho de dois mil e onze, em que foram partes, o Instituto da Segurança Social IP, a Câmara Municipal de Manteigas e a Santa Casa da Misericórdia de Manteigas, a equipa técnica do projeto CLDS Manteigas: Dar e Receber, tem realizado e dinamizado inúmeras ações tendo sempre por base as preocupações socias que norteiam o referido programa.
Realçando este nosso propósito tem o CLDS agendado para o próximo dia 22 de abril em parceria com Associação Artesãos da Serra da Estrela e Região Centro, uma sessão de informação denominada “Ser Artesão”. Esta atividade irá decorrer no Salão Nobre da Junta de Freguesia de Santa Maria, pelas 15:30.
Relembramos que esta e demais iniciativas por nós realizadas são de participação voluntária e gratuita.

Visita ao "Hospital faz de conta"

Com o objetivo de ajudar as crianças dos 3 aos 7 anos de idade a perder o medo do ambiente hospitalar, o CLDS Manteigas “Dar e Receber” leva as crianças do Jardim de Infância de Manteigas e Sameiro, do Infantário Favo de Mel e da Escola Básica do 1.º ciclo de Manteigas e Sameiro, ao VI Hospital Faz de Conta, a ser realizado pelos estudantes de medicina da Faculdade de Ciências da Saúde da Universidade da Beira Interior. A visita ao hospital em que as crianças são os “pais” e os bonecos os “filhos”, decorrerá amanhã, dia 16 de abril, pelas 14:30.

Contacte o CLDS

Contacte o CLDS
Por favor, preencha os seguintes campos.
Será contactado com a maior
brevidade possível.