Atividades do CLDS

quinta-feira, 20 de fevereiro de 2014

Sessão “Eu e os Outros”

|20/02/2014|
Promover as competências sociais e de comunicação é um dos principais objetivos do apoio psicoterapêutico dado às crianças. Como tal, o Gabinete de Apoio Psicológico (Eixo) do CLDS Manteigas “Dar e Receber” e a Escola EB 1 de Sameiro, dinamizaram no passado dia 19 de fevereiro, pelas 11:00, a sessão “Eu e os Outros”. A sessão consistiu num jogo (“Eu e os Outros: competências sociais”, da CADIN) que permite tornar a informação social (situações, regras, pistas) mais explícita e ajuda as crianças a aprender, de forma lúdica, comportamentos sociais adaptativos. Várias são as áreas da competência social abordadas, como as regras sociais básicas de convivência, empatia, respeito, aceitação das diferenças, resolução de conflitos interpessoais, cooperação, amizade, comunicação, compreensão e controlo emocional.

Semana da Internet Mais Segura - Final

|20/02/2014|
De 11 a 14 de fevereiro decorreu a Semana da Internet Mais Segura. Tratou-se de uma colaboração entre o CLDS Manteigas: Dar e Receber e a Câmara Municipal de Manteigas. A iniciativa, que teve lugar na Sala de Exposições do Auditório do Centro Cívico de Manteigas, consistiu num conjunto de ações tendo como principal objetivo alertar para os perigos inerentes ao uso incauto das novas tecnologias e em especial a Internet.
Durante os quatro dias houve visitas de escolas, disponibilização de conteúdos interativos, apresentações, jogos, distribuição de panfletos, debates e duas sessões públicas de esclarecimento, direcionada para pais e encarregados de educação.
Foram realizadas quinze sessões formativas, que contaram com a presença da grande maioria dos estabelecimentos de ensino do concelho, num total de mais de duas centenas.
Da auscultação realizada, regista-se um sentimento generalizado de satisfação por parte dos participantes, que pensamos, estarem agora mais preparados para lidar com os possíveis perigos com que possam vir a deparar-se na sua “vida digital”.
Como nota final, deixamos um agradecimento especial à Câmara Municipal de Manteigas, na pessoa do responsável pelo Serviço de Informática e Telecomunicações, Luís Domingos.

Contacte o CLDS

Contacte o CLDS
Por favor, preencha os seguintes campos.
Será contactado com a maior
brevidade possível.