Atividades do CLDS

sexta-feira, 24 de maio de 2013

Formação em Informática - Ação 3


Teve início esta semana (nos dias 20 e 22) a terceira edição da Formação para Obtenção do Diploma de Competências Básicas em Tecnologias da Informação (DCBTI)
Trata-se de mais uma atividade do CLDS Manteigas: Dar e Receber, inserida no Eixo IV - Informação e Acessibilidades, Ação 12 - Espaço Info-Exclusão.
Esta iniciativa, denominada de "DCBTI.ST" é direccionada exclusivamente para alunos a frequentar os cursos profissionais de Saúde e de Turismo no Externato de Nossa Senhora de Fátima de Manteigas.
A formação tem uma carga horária inferior ao DCBTI, consistindo num total de 5 horas, divididas em duas sessões e foi idealizada tendo em conta o nível intermédio de conhecimentos demonstrado pelos candidatos.
A presente edição, que tem como datas previstas de conclusão os dias 27 e 29 de maio, conta com dezassete formandos, distribuídos por duas turmas, tendo os horários sido previamente consertados com a direção daquela instituição de ensino .
Relembra-se que as inscrições para futuras iniciativas formativas na área das tecnologias estão abertas permanentemente e são gratuitas.
Para obter mais informações e inscrições, contacte-nos.

quinta-feira, 23 de maio de 2013

Workshop de Plantas Medicinais e Aromáticas

O CLDS “Manteigas: Dar e Receber”, dias 11 e 13 de junho, irá realizar em colaboração com a Quinta da Maunça, um Workshop de Plantas Medicinais e Aromáticas. A iniciativa será dinamizada pela Professora Ludovina Margarido.
As inscrições e o transporte custam boa disposição e vontade de empreender e poderão ser realizadas até dia 5 de junho, nas nossas instalações, através do telefone 275980078 ou e-mail (darereceber.scmm@mail.telepac.pt).
Está desempregado, é empreendedor, é um interessado nesta matéria, então venha fazer-nos companhia, prometemos que todos viremos mais enriquecidos e aromáticos.

Divulgação: Ofertas de Emprego - Revisores de provas de língua portuguesa

CLDS Manteigas: Dar e Receber informa:

Está a decorrer um concurso geral de recrutamento promovido pelo Serviço Europeu de Seleção do Pessoal (EPSO), entidade da União Europeia, com o propósito de constituir uma reserva de 12 candidatos para o desempenho da função de revisores de provas de língua portuguesa. As candidaturas estão abertas até ao próximo dia 11 de Junho ao meio-dia (hora de Bruxelas).

De acordo com o anúncio publicado pelo EPSO, os interessados devem possuir uma licenciatura (nas áreas de línguas, linguística ou tradução) e três anos de experiência profissional em funções relevantes para o cargo ou, em alternativa, o ensino secundário completo com o mesmo período de experiência em contexto de trabalho.
Quem se candidatar terá ainda de possuir, para além de um domínio perfeito, oral e escrito, da língua principal (o português), conhecimentos satisfatórios de alemão, inglês ou francês. Além disso, é obrigatório que os candidatos sejam nacionais de um dos Estados-Membros da União Europeia, estejam "na posse dos seus direitos cívicos", estejam "em situação regular face às leis de recrutamento militar" e reúnam "as condições de idoneidade moral exigidas". 
Os revisores de provas selecionados para o preenchimento das vagas existentes serão responsáveis "pela correção de textos não legislativos e legislativos adotados pelas instituições da União Europeia ou de informações da União Europeia em termos de língua e tipografia, em suporte papel ou mediante utilização de ferramentas informáticas". 
Entre as tarefas que estarão a seu cargo estão, por exemplo, o processamento de manuscritos, revisão de provas tipográficas ou controlo de qualidade das versões em papel e eletrónicas publicadas de documentos. A remuneração mínima indicativa avançada pelo EPSO para esta função, descrita como permanente, é de 3.397,73 euros.

Os candidatos devem inscrever-se no concurso por via eletrónica através deste link.

Mais informações sobre o processo de recrutamento estão disponívei (em português) aqui. 


segunda-feira, 20 de maio de 2013

Sessão “Violência Doméstica”

Foi com a maior satisfação que o CLDS Manteigas “Dar e Receber”, juntamente com outras entidades, dinamizou no passado dia 17 de maio a sessão de informação subordinada ao tema da “Violência Doméstica”. O retorno foi positivo e os objetivos inicialmente traçados foram amplamente alcançados.
Deixamos o nosso sincero agradecimento à Dra. Susana Santos (em representação da Associação de Municípios da Cova da Beira), à Dra. Oriana Morais (advogada), ao Tenente Coronel Cunha Rasteiro (GNR) e à Dra. Marlene Gabriel (em representação do gabinete de ação social da Câmara Municipal de Manteigas) pela presença e enriquecimento informativo dado à sessão. O nosso agradecimento vai também para a Junta de Freguesia de Santa Maria, sempre disponível na cedência do salão nobre para a realização das nossas ações.
Não poderíamos, no entanto, deixar de dirigir um especial obrigado a todos os que, apesar do tempo pouco convidativo, marcaram presença nesta sessão. É certo que muitos continuam a optar pelo silêncio, mas o CLDS Manteigas “Dar e Receber” continuará o seu percurso de trabalho, no intuito de conseguir chegar a todos.

Contacte o CLDS

Contacte o CLDS
Por favor, preencha os seguintes campos.
Será contactado com a maior
brevidade possível.