Atividades do CLDS

sexta-feira, 22 de março de 2013

1 Hora de Empreendedorismo com Manuel Forjaz - Vídeos

Decorrente da Sessão "1 Hora de Empreendedorismo com Manuel Forjaz", realizada no dia 15 de março, o CLDS “Manteigas: DAR E RECEBER” divulga a gravação em vídeo, dividida em duas partes, disponível no nosso canal no Youtube:
 

quinta-feira, 21 de março de 2013

Sessão “Violência no Namoro” - 9.º Ano

Decorreu no passado dia 13 de março, a terceira fase da Sessão de informação “Violência no Namoro”. Uma parceria entre o CLDS Manteigas: Dar e Receber, a Associação de Municípios da Cova da Beira (na presença da Dra. Susana Santos) e do Gabinete de Ação Social da Câmara Municipal de Manteigas, que contou nesta sessão com a presença dos alunos do 9º ano da Escola EB 2.º e 3.º Ciclos de Manteigas. À semelhança das sessões anteriores, os alunos mostraram-se satisfeitos e mais elucidados com a informação que lhes foi facultada relativamente à temática referida.

Sessão "Comércio Seguro"

Decorreu no passado dia 18 de março, pelas 19:00, a Sessão “Comércio Seguro”. Tratou-se de uma iniciativa decorrente da parceria entre o CLDS Manteigas: “Dar e Receber” e a Guarda Nacional Republicana (Comando Territorial de Guarda - Secção Programas Especiais), que juntou no Salão Nobre da Junta de Freguesia de Santa Maria, em Manteigas, algumas dezenas de comerciantes interessados em adquirir informação acerca das medidas a adotar na proteção dos seus comércios. Através da informação exposta e do debate com vista ao esclarecimento de dúvidas que foram surgindo, julgamos ter alcançado os objetivos pretendidos.

quarta-feira, 20 de março de 2013

Sessão "Igualdade de Género"

Decorreu no passado dia 11 de março uma sessão de informação subordinada ao tema “Igualdade de Género”, inserida nas comemorações do Dia da Mulher. Esta atividade foi desenvolvida em parceria entre o CLDS Manteigas: DAR E RECEBER” e o Externato Nossa Senhora de Fátima, que teve como principais objetivos compreender a problemática da desigualdade existente entre géneros, promovendo para além da sua desconstrução social a necessidade de se adotarem novos comportamentos que promovam a igualdade de oportunidades, quer seja, no seio da família, na educação, no local de trabalho, entre outros. A iniciativa contou com a participação de 29 alunos, dos cursos Profissionais de Turismo e Saúde.

Ação "Job Party"

 
No dia 7 de março de 2013, realizou-se no Auditório do Edifício Central do IPG uma Job Party, organizado pela FORUM ESTUDANTE e pelo Instituto Politécnico da Guarda.
Nesta ação de formação de um dia, foram abordadas as temáticas da inserção profissional e integração no mercado de trabalho dos jovens diplomados, bem como diversos casos práticos.
Este workshop pretendeu fornecer ferramentas para abordar o mercado de trabalho de uma forma mais consciente, para melhorar as competências de comunicação e o desempenho perante um recrutador.
Sobre a preparação para uma entrevista de emprego, o CLDS “Manteigas: DAR E RECEBER” irá realizar brevemente uma sessão, para que saibas o que deves ou não deves fazer, dizer, vestir. Porque, se virmos um jovem na praia de fato e gravata dizemos que está, certamente menos bem. E agora pergunto-vos, e se esse mesmo jovem aparecer na sala de aulas de calções e chinelos, dizemos que está? Cool certo! Para breve o debate.
Sugerimos, ainda os jovens com 16 anos a darem uma espreitadela no seguinte site: www.ef.com.

terça-feira, 19 de março de 2013

Férias de Páscoa 2013 - Semana 1 - 6 a 9 anos: Dia 1

Teve ontem início a ação "Férias de Páscoa 2013", iniciativa que tem como objetivo a disponibilização de um conjunto de ações lúdico/didáticas, a crianças do concelho, com idades compreendidas entre os 6 e os 9 anos.
No primeiro dia, os participantes preencheram a manhã com a realização de trabalhos escolares. Depois de almoço, o programa incluiu uma viagem até Vale de Amoreira, para a realização do Atelier de Expressão Plástica. Esta atividade consistiu na decoração de painéis de madeira com pequenos pedaços de azulejo. Como nota final, refira-se que se tratou de uma agradável tarde de convívio intergeracional, aproveitando-se para agradecer a simpatia, disponibilidade e alegria demonstrada pelo grupo da oficina de trabalhos manuais de Vale de Amoreira.

1 hora de Empreendedorismo com Manuel Forjaz



Como previsto, realizou-se no dia 15 de março de 2013, no Auditório do Centro Cívico de Manteigas a sessão “1 hora de Empreendedorismo com Manuel Forjaz”, uma iniciativa levada a efeito pelo CLDS “Manteigas: Dar e Receber”.
A palestra que contou aproximadamente com 120 participantes, foi a nosso ver, singular e contemporânea. Reforçamos esta ideia do feedback emergido do público presente. O enfoque principal que se poderá extrair desta sessão reside nas potencialidades que cada localidade tem, bastando contudo trabalha-las e apropria-las a cada realidade. 
Destacamos com simpático registo a participação nesta sessão de algumas das várias entidades convidadas, nomeadamente: a Associação Manteigas Solidária, GNR e Noticias de Manteigas.
De assinalar também a quantidade de público jovem presente, com especial incidência ao que adveio dos vários estabelecimentos de ensino do Concelho, aos que frequentam o ensino superior e por aqueles que por vontade própria se mantêm nesta Vila. 
Resta-nos ainda agradecer, a todos os que gostariam de estar presente, mas que de uma maneira ou outra não lhes foi possível, como foi o caso do Sr. Carlos Domingos, que não deixou de participar com as suas questões, atempadamente enviadas. Para estes últimos fica aqui a gravação da palestra, para criar “água na boca” para uma próxima a realizar, por vontade expressa de ambas as partes, por isso preparem-se, porque vai haver mais. 
Relembramos aos presentes que o gabinete “G3E´s” do CLDS “Dar e Receber” aguarda os vossos emails para posterior envio a Dr. Manuel Forjaz. 
Não poderíamos deixar de referir uma vez mais, o nosso sincero agradecimento ao grande palestrante, por tudo o que ele representa e simplesmente por ser: Manuel Forjaz.

segunda-feira, 18 de março de 2013

Férias de Páscoa 2013 - Semana 1 - 6 a 9 anos: Início

 
Começou esta manhã a primeira semana da iniciativa "Férias de Páscoa 2013", uma organização do CLDS “Manteigas: DAR E RECEBER”. Até ao dia 22 de março crianças dos 6 aos 9 anos terão acesso a um conjunto de atividades educativas e lúdicas. 
A manhã foi ocupada com a realização de trabalhos de casa (apoio ao estudo). Nos restantes dias, haverá ainda ateliers de Culinária, Expressão Plástica, Leitura e Informática.

Contacte o CLDS

Contacte o CLDS
Por favor, preencha os seguintes campos.
Será contactado com a maior
brevidade possível.