Atividades do CLDS

sexta-feira, 26 de julho de 2013

Férias de Verão 2013 - Dia 23

|26/07/2013|

A manhã do dia 23 de Julho proporcionou aos participantes das “Férias de Verão 2013” acesso à segunda sessão do Atelier de Informática (grupo dos mais novos) enquanto que os restantes participavam numa sessão sobre Educação Financeira com a nossa gestora. Nessa iniciativa, foi-lhes transmitida informação sobre poupança, vários meios de pagamento, sobre pagamento e troco e sobre comparação de preços. 
No Atelier de Informática, as crianças aprofundaram os conceitos lecionados na primeira sessão, nomeadamente, o processamento de texto (Microsoft Word 2010) e concluíram a digitação do texto (conto), iniciado anteriormente. Em seguida, realizaram uma ilustração em formato digital, inspirada no conto, utilizando um programa específico de desenho (Tux Paint).
Durante a tarde, fomos recordar e fazer recordar. Fomos visitar o Museu do Brinquedo em Seia, com o objetivo de transformar a visita numa aula de história divertida.
Em funcionamento desde Fevereiro de 2002. O seu espólio pretende ilustrar a importância dos brinquedos para o crescimento da criança e para a compreensão da noção de infância nos diferentes países, apresenta uma coletânea de cerca de 4500 brinquedos de Portugal e do mundo, do passado ao presente e assim, serve como comparação para os mais jovens do antes e do depois e principalmente do abundante depois. Visitamos ainda, uma sala de aula do tempo do Dr. António de Oliveira de Salazar e foi-lhes explicado as várias diferenças da sala de aulas da altura para a atual sala de aulas que eles tão bem conhecem.
Este nasceu, não com a pretensão de reunir a melhor coleção de brinquedos, mas sim com o objetivo de popularizar o seu conhecimento entre o grande público e muito especialmente entre as jovens gerações, relembrando a todos aqueles que o visitam, que os brinquedos, além de serem fonte de alegria são, também, um elemento valioso para o pleno desenvolvimento da criança. Efetivamente, foi isso que a equipa do CLDS constatou, o encanto e alegria que todos eles brincaram com os brinquedos mais artesanais e básicos possíveis.

Contacte o CLDS

Contacte o CLDS
Por favor, preencha os seguintes campos.
Será contactado com a maior
brevidade possível.