Atividades do CLDS

quarta-feira, 4 de setembro de 2013

Avaliação Neuropsicológica do Idoso

|04/09/2013|

O envelhecimento da população é um fenómeno mundial que tem consequências diretas nos sistemas de saúde pública. São de destacar as mudanças significativas no quadro de morbimortalidade, isto é, redução da incidência e morte por doenças infetocontagiosas e aumento da incidência e morte por doenças crónico-degenerativas típicas de idades mais avançadas. Uma das principais consequências do crescimento dessa parcela da população é o aumento da prevalência das demências, especialmente da doença de Alzheimer (DA), responsável por mais de 50% dos casos na faixa etária igual ou superior a 65 anos.
É importante destacar, no entanto, que o declínio cognitivo, característico da DA, não afeta apenas idosos com a doença. O próprio processo de envelhecimento natural do homem é caracterizado pelo declínio de diferentes funções cognitivas, como atenção, aprendizagem e comunicação. Com o avanço da idade, o cérebro sofre diferentes alterações morfológicas, de entre as quais diminuição no peso e no volume, perda neuronal seletiva e baixa resistência à degeneração. Por essa razão, a memória e outras funções cognitivas sofrem uma degradação com o decorrer dos anos, sendo difícil muitas vezes especificar se o declínio está dentro do normal ou é mais acentuado do que o que é esperado.
Assim sendo, o Gabinete de Apoio Psicológico do CLDS: Manteigas Dar e Receber juntamente com a Santa Casa de Misericórdia de Manteigas inicia no presente mês de setembro avaliações neuropsicológicas aos idosos institucionalizados ou pertencentes ao centro de dia. Esta ação é útil não apenas para quantificar o grau de um possível declínio, mas também para identificar e detetar estágios iniciais de demência, ou, mesmo, de outros transtornos, como os depressivos.
A identificação e diagnóstico precoces auxiliam não apenas no tratamento, mas também na evolução e prognóstico do caso, contribuindo para uma maior qualidade de vida, não só para o indivíduo, mas também para seus familiares.
Imagem retirada do Portal da Saúde

Contacte o CLDS

Contacte o CLDS
Por favor, preencha os seguintes campos.
Será contactado com a maior
brevidade possível.