Atividades do CLDS

terça-feira, 11 de junho de 2013

Formação em Informática

|11/06/2013|


Formação em Informática
Formação Diploma de Competências Básicas em TI
(Tecnologias da Informação)

Contrato Local de Desenvolvimento Social (CLDS) de Manteigas, dando cumprimento ao seu Plano de Intervenção, Eixo IV - Informação e Acessibilidades, Ação 12 - Espaço Info-Exclusão, vai dar início às suas atividades formativas na área das novas tecnologias. 
Trata-se de ações de formação que têm como objetivo de transmitir conhecimentos considerados essenciais na área das TI, de modo a favorecer uma mais rápida familiarização com a informática e o incremento acelerado e generalizado do uso da Internet na ótica do exercício da cidadania, de maior coesão social e de combate à info-exclusão.
O CLDS de Manteigas possui o estatuto de entidade credenciada para formação e certificaçãodessas competências e vai em breve levar a efeito as primeiras iniciativas formativas. Os cursos são gratuitos, têm a duração de 12 horas e são constituídos pelos seguintes módulos: Windows, Word, Internet e Correio Eletrónico. 
Nesta linha de atuação, pretende-se também incentivar a população a obter o Diploma de Competências Básicas em TI (DCB). 
A obtenção do DCB depende de aprovação num teste exclusivamente prático, com uma duração máxima de 60 minutos e ao qual qualquer pessoa se pode candidatar. O referido exame visa avaliar a capacidade de escrever, imprimir e guardar um texto, pesquisar informação na Internet e usar o correio eletrónico. 
O exame prático para a obtenção do DCB visa avaliar as seguintes competências: 
- escrever, imprimir e guardar um texto; 
- pesquisar informação na Internet; 
- receber e enviar correio eletrónico; 
Qualquer pessoa pode candidatar-se à realização do exame de certificação, desde que tenha conhecimentos para prestar a prova - Certificação isolada
Para inscrição na Formação ou na Certificação isolada é necessário apresentar o Bilhete de Identidade/Cartão de Cidadão, ou no caso de estrangeiros, de passaporte ou outro documento de identificação legalmente válido. O candidato deverá igualmente preencher um formulário de inscrição, próprio para solicitar a realização do exame. 
Os cidadãos que considerem não possuir as competências necessárias à realização direta do teste de certificação, podem, nos moldes apresentados anteriormente, frequentar as ações de formação referidas, destinadas à aquisição desses conhecimentos. 
Ressalva-se que tanto o processo de certificação como o processo de formação são inteiramente gratuitos.
As inscrições para ações de formação em Informática encontram-se abertas permanentemente.

Classifique:

Contacte o CLDS

Contacte o CLDS
Por favor, preencha os seguintes campos.
Será contactado com a maior
brevidade possível.