Formação Diploma de Competências Básicas em TIC (Tecnologias da Informação e Comunicação)
O Contrato Local de Desenvolvimento Social (CLDS) de Manteigas, dando cumprimento ao seu Plano de Intervenção, Eixo IV - Informação e Acessibilidades, Ação 12 - Espaço Info-Exclusão, vai dar início às suas atividades formativas na área das novas tecnologias.
Trata-se de ações de formação que têm como objetivo de transmitir conhecimentos considerados essenciais na área das TIC, de modo a favorecer uma mais rápida familiarização com a informática e o incremento acelerado e generalizado do uso da Internet na ótica do exercício da cidadania, de maior coesão social e de combate à info-exclusão.
O CLDS de Manteigas possui o estatuto de entidade credenciada para formação e certificação dessas competências e vai em breve levar a efeito as primeiras iniciativas formativas. Os cursos são gratuitos, têm a duração de 12 horas e são constituídos pelos seguintes módulos: Windows, Word, Internet e Correio Eletrónico.
Nesta linha de atuação, pretende-se também incentivar a população a obter o Diploma de Competências Básicas em TIC (DCB).
A obtenção do DCB depende de aprovação num teste exclusivamente prático, com uma duração máxima de 60 minutos e ao qual qualquer pessoa se pode candidatar. O referido exame visa avaliar a capacidade de escrever, imprimir e guardar um texto, pesquisar informação na Internet e usar o correio eletrónico.
O exame prático para a obtenção do DCB visa avaliar as seguintes competências:
- escrever, imprimir e guardar um texto;
- pesquisar informação na Internet;
- receber e enviar correio eletrónico;
Qualquer pessoa pode candidatar-se à realização do exame de certificação, desde que tenha conhecimentos para prestar a prova - Certificação isolada.
Para inscrição na Formação ou na Certificação isolada é necessário apresentar o Bilhete de Identidade/Cartão de Cidadão, ou no caso de estrangeiros, de passaporte ou outro documento de identificação legalmente válido. O candidato deverá igualmente preencher um formulário de inscrição, próprio para solicitar a realização do exame.
Os cidadãos que considerem não possuir as competências necessárias à realização direta do teste de certificação, podem, nos moldes apresentados anteriormente, frequentar as ações de formação referidas, destinadas à aquisição desses conhecimentos.
Ressalva-se que tanto o processo de certificação como o processo de formação são inteiramente gratuitos.
Data prevista de início: 15 de janeiro de 2013;
Data prevista de conclusão: 31 de janeiro de 2013.
Data limite para inscrições: 9 de janeiro de 2013.
Data limite para inscrições: 9 de janeiro de 2013.
Para obter mais informações e inscrições, contacte-nos.